Quantos livros de literatura você leu nos dois últimos anos?

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO


1 - BRINCANDO COM AS FRASES
FINALIDADE:      
  • Identificação de palavras
  • Desenvolver o prazer pela leitura

MATERIAL:
  • Tiras de papel madeira ou cartolina contendo as frases de uma musica ou cantigas de roda conhecidas.

COMO FAZER:
  • Na roda, cantar a musica escolhida:
  • Apresente as frases da musica montando o texto;
  • Após o texto montado, cante novamente a musica mostrando cada palavras do texto;
  • Fale palavras contidas na musica para as crianças identificarem.


2 – OQUE É, O QUE É...?
FINALIDADE:
  • Desenvolver a escrita.
             

MATERIAL:
  • Fichas com adivinhas.

COMO FAZER:
  • Na roda de conversa, diga: estou pensando num animal que parece com cachorro, mas não é... Parece com lobo, mas não é...Começa com a letra “R” ... A ultima letra é a ... Abrimos três vezes a boca para dizer seu nome... A palavra tem seis letras. O animal é...;
  • A criança escreve o nome do animal (raposa).



3 – CAÇA AO TESOURO
FINALIDADE:      
  • Estimular a leitura.

MATERIAL:
  • Crie uma trilha para o aluno seguir e espalhe cartõezinhos com desenhos e palavras;
  • Os cartões devem estar separados por pequenas distancias (de no máximo um metro) ao longo da trilha;
  • Coloque uma palavra importante e significativa no final da trilha.
COMO FAZER:
  • Explique ao aluno que ele tem que seguir a trilha, lendo e seguindo as indicações, por que ela vai levá-lo á palavra-chave. Por exemplo: a palavra da adivinhação... (dar a dica de uma adivinhação).

4 – DE PAR EM PAR
FINALIDADE:      
  • Associar símbolo/letra.

MATERIAL:
  • Ficha com gravuras e palavras.
COMO FAZER:
  • Apresente palavras que tem associação, por exemplo: sapato e pé, xícara e pires, menino e menina, homem e mulher, etc. Podem-se colocar palavras e gravuras para facilitar a leitura.
MAIS DICAS:
Casal de palavras dissílabas: pato e pata, rato e rata, gato e gata, sapo e sapa...;
Os alunos vão procurar os pares das palavras;
Em seguida, entregam-se as silabas das palavras separadas para eles juntarem.

5 – HISTORIA SEM FIM
FINALIDADE:      
  • Desenvolver a escuta e a compreensão;
  • Despertar o prazer pela leitura.
MATERIAL:
  • Livros de literatura infantil.
COMO FAZER:
  • Na hora da historia, conte ou leia uma historia inédita com um final empolgante;
  • Leia a historia, parando nas partes empolgantes;
  • Pergunte o que os alunos acham que vai acontecer;
  • Estimule-os a pensar em vários finais;
  • Leia o resto do livro para descobrir como a historia termina e veja se alguém acertou;
  • Repita com outros livros.

MAIS DICAS:
Fale sobre final de novela que está passando na TV;
Assista a um filme  com os alunos, parando no meio para discutir possível finais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário