1 - BRINCANDO COM AS FRASES
FINALIDADE:
- Identificação de palavras
- Desenvolver o prazer pela leitura
MATERIAL:
- Tiras de papel madeira ou cartolina contendo as frases de uma musica ou cantigas de roda conhecidas.
COMO FAZER:
- Na roda, cantar a musica escolhida:
- Apresente as frases da musica montando o texto;
- Após o texto montado, cante novamente a musica mostrando cada palavras do texto;
- Fale palavras contidas na musica para as crianças identificarem.
2 – OQUE É, O QUE É...?
FINALIDADE:
- Desenvolver a escrita.
MATERIAL:
- Fichas com adivinhas.
COMO FAZER:
- Na roda de conversa, diga: estou pensando num animal que parece com cachorro, mas não é... Parece com lobo, mas não é...Começa com a letra “R” ... A ultima letra é a ... Abrimos três vezes a boca para dizer seu nome... A palavra tem seis letras. O animal é...;
- A criança escreve o nome do animal (raposa).
3 – CAÇA AO TESOURO
FINALIDADE:
- Estimular a leitura.
MATERIAL:
- Crie uma trilha para o aluno seguir e espalhe cartõezinhos com desenhos e palavras;
- Os cartões devem estar separados por pequenas distancias (de no máximo um metro) ao longo da trilha;
- Coloque uma palavra importante e significativa no final da trilha.
COMO FAZER:
- Explique ao aluno que ele tem que seguir a trilha, lendo e seguindo as indicações, por que ela vai levá-lo á palavra-chave. Por exemplo: a palavra da adivinhação... (dar a dica de uma adivinhação).
4 – DE PAR EM PAR
FINALIDADE:
- Associar símbolo/letra.
MATERIAL:
- Ficha com gravuras e palavras.
COMO FAZER:
- Apresente palavras que tem associação, por exemplo: sapato e pé, xícara e pires, menino e menina, homem e mulher, etc. Podem-se colocar palavras e gravuras para facilitar a leitura.
MAIS
DICAS:
Casal
de palavras dissílabas: pato e pata, rato e rata, gato e gata, sapo e sapa...;
Os
alunos vão procurar os pares das palavras;
Em
seguida, entregam-se as silabas das palavras separadas para eles juntarem.
5 – HISTORIA SEM FIM
FINALIDADE:
- Desenvolver a escuta e a compreensão;
- Despertar o prazer pela leitura.
MATERIAL:
- Livros de literatura infantil.
COMO FAZER:
- Na hora da historia, conte ou leia uma historia inédita com um final empolgante;
- Leia a historia, parando nas partes empolgantes;
- Pergunte o que os alunos acham que vai acontecer;
- Estimule-os a pensar em vários finais;
- Leia o resto do livro para descobrir como a historia termina e veja se alguém acertou;
- Repita com outros livros.
MAIS DICAS:
Fale sobre final de novela que está passando na TV;
Assista a um filme
com os alunos, parando no meio para discutir possível finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário